domingo, 27 de novembro de 2011

Tudo tem um começo...

Astrologia. Ta aí algo que sempre me atraiu. Há anos penso em fazer um mapa astral. Em fevereiro de 2010, uma amiga do trabalho - Ivone Malta - me presenteou com uma coluna da Claudia Lisboa, titular do horóscopo do Globo. Estava fazendo 29 anos, sem nenhuma crise, mas me sentindo poderosa por estar quase na casa dos 30. A astróloga dizia que, aos 29 ou 30 anos, acontece em nosso mapa astral o primeiro retorno de Saturno, data em que você se consolida como pessoa, enxerga as coisas com mais clareza e, às vezes, dá guinadas na vida. Esse retorno seria o motivo da crise dos 30. Eu me sentia assim, em um turning point, me sentindo segura de mim, decidindo coisas, me enxergando como se estivesse de fora.

Mal sabia eu a revolução que estava por vir...

Em outubro, uma superpneumonia se revelou algo muito mais sério. Em 28 deste mês, descobri que estava com câncer no pulmão. Eu, saudável, sem vícios, nunca fumante, pouco bebinte, estava com câncer. Minha primeira reação foi chorar, chorar muito, tremer... O caminho do hospital até a minha casa - distância de duas quadras - nunca foi tão longo. Isso foi em uma tarde. Na manhã do dia 29, estava no salão de beleza ficando criloira. Há anos queria fazer isso, mas faltava a decisão. Sem saber o que ia me acontecer, se vinha quimioterapia por aí, decidi. Não ia esperar perder os cabelos e eles crescerem de novo para ficar loira!

Hoje, um ano depois de todo o processo - 08 de dezembro é aniversário da minha cirurgia -, sem quimio ou radioterapia, sigo com uma oncologista na minha cola. Ao todo, serão 5 anos. Nesse período, criei este blog. Há meses ele está criado, mas só agora esta sendo inaugurado. A história da minha doença é o desencadeador dessa vontade de falar sobre mim e de registrar quem eu sou, o que penso, me abrir para a vida. Por causa dessa dificuldade, me tornei mais segura de quem eu sou, mais livre para mudar de ideia - inclusive sobre blogs!

Nunca achei que eu tivesse coisas interessantes para dizer em um diário virtual - sim, na essência, quando eu era adolescente, isso é o que um blog era. E esse será o modelo do meu. Muitos assuntos, mas um só tema: a minha visão de mundo. Egoísta e presunçoso achar que isso interessa a muita gente! Mas, por que não tentar?

Por aqui passarão opiniões, desabafos, criações literárias... E outras vozes que estiverem na minha cabeça. E, espero, muitos comentários sobre essas falazinhas!

Esteja preparado para ler mentes!

4 comentários:

  1. Oi,querida, só de ler a inauguração do seu blog fiquei feliz. Esse é um modo de você falar dessa dificuldade e dar uma pitada de esperanças pra quem está com problemas e até encara um tratamento de um câncer. Vou ser sua "seguidora", porque ando amadurecendo a ideia de ter meu próprio blog também. Só não sei qual será meu foco ainda :)
    Muitos Beijos,
    Andresa Feijó

    ResponderExcluir
  2. Sinto saudades das suas poesias... as que vc me mostrava no recreio ou na volta pra casa :)
    Com ceteza virei aqui mais vezes, talvez por essa ser uma maneira de estar de novo mais perto de vc!
    Bjos,
    Nati

    ResponderExcluir
  3. Que frio na barriga, meninas... Obrigada pelos comentários! Dresa, levei um tempão amadurecendo essa ideia, mas depois de começar, dá vontade de postar igual ao facebook, rsrsrs
    Nati, ando tão enferrujada de escrever! Mas o blog vai me ajudar nisso também! E vamos ficar pertinho MESMO!

    ResponderExcluir
  4. Lala, você conseguiu com que ficasse totalmente a sua cara. Parabéns pela coragem. Ganhou uma seguidora. Bjão

    Fabi

    ResponderExcluir

Adicione mais uma curva a esta estrada