sexta-feira, 13 de abril de 2012

A chuva/o sol/a seca castiga...

Confesso: deve ser insuportável assistir telejornal comigo ou estar perto de mim lendo um jornal ou uma revista. Atuo como uma ombudsman informal de todas as mídias. É chato. O Marido não aguenta. Mas eu não consigo parar de fazer!

Minha primeira implicância é antiga: é a tal frase batida "as chuvas que castigam o Sul", "a seca que castiga o Nordeste". Castiga? O que o Sul ou o Nordeste fizeram para merecer algum castigo? Porque é assim desde que a gente é criança - se faz um negócio errado, fica de castigo (cartigo, para alguns, rsrsrs). E então? Qual o motivo do castigo? Rigorosamente nenhum. É o poder do clichê: se usa tanto que ninguém mais pensa no significado da palavra ou expressão.

Se um dia eu for dona de algum veículo de comunicação, editora-chefe ou coisa assemelhada, será terminantemente proibido falar esse tipo de coisa! Imagina a pessoa que passou ou está passando por todo esse drama. Ela ouve que a cidade é castigada. Que culpa!

Outros problemas são os apresentadores-palhacitos. Sabe aqueles que adoram fazer uma gracinha ou uma piadinha? Detesto! Não que o jornalismo tenha que ser sisudo, mas tem passado tanto da medida. Acho que é reflexo da busca pela classe C. O povo da TV acha que falar para pobre é é descer o nível, se não ninguém entende. Tipo dizer que ter muitos casos de dengue é "ter casos pra chuchu".

É como diz meu amigo Viola: do jeito que vai, a realidade é que o JOrnalismo foi comprar cigarro e não voltou...

2 comentários:

  1. Todo bom jornalista é meio ombudsman, a gente tem que fazer a leitura crítica do que é produzido. Essa frase do Viola é ótima! hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Laís tenho reparado nos jornalistas que se acham nossos amigos e passam do pono de trânsitos a informação. Concordo com tudo o que disse; também pensei nesta hipótese de quererem aproximação com as classes mais baixas. Mas francamente! Está demais! Está feio, está chato.....

    ResponderExcluir

Adicione mais uma curva a esta estrada