terça-feira, 30 de julho de 2013

Beleza e cobrança

Acabo de ler uma entrevista da Paolla Oliveira na Marie Claire. Entre tantas outras coisas, ela diz que a crise dos 30 ela teve aos 28, e que agora aprendeu a se aceitar como é - de coxa grossa, nada magrela, sem cabelo escorrido... Se a protagonista da novela das 21h, símbolo de beleza, passa a ser mais segura de si aos 30 e ainda assim se sente cobrada o tempo todo, me sinto mais tranquila com as minhas próprias neuras!

Não me lembro de ter tido grandes problemas com a minha aparência. Tinha meus grilos, me achava feia, mas aceitava que a vida era assim: uns bonitos, outros feios. No stress. A primeira sensação de inadequação aconteceu quando entrei na universidade: pela primeira vez na minha vida estava em uma sala de aula sem outra pessoa negra. Eu era a diferente (com o tempo outros e outras pintaram, mas na maioria das aulas era só eu). Mais tarde, a minha tranquilidade a respeito do meu peso também se foi, com a mesma velocidade que os 30 se aproximavam e esse assunto se tornou onipresente em qualquer rodinha de amigas. 

Quando descobri o câncer, aos 29, estava super bem-resolvida com minha aparência, amando muito meu cabelo, minha pele um tanto oleosa, e meu peso acima do adequado. Mas a doença foi um soco na minha autoestima. O tempo de internação me deixou horrorosa: em cinco dias, sem conseguir tomar banho, sem poder eu mesma pentear os cabelos e etc, minha pele ficou grossa de oleosidade, me sentia fedorenta, mais gorda, e o pior, meus cabelos tão embolados que ficaram como um "cobertor de mendigo". Na época, estava no ar a novela "Araguaia", e para me reafirmar e reconhecer, mostrava para a equipe médica o cabelo da Raquel Villar e dizia: "É assim que eu sou de verdade. Essa aqui não sou eu".


Impressionante como a beleza é fundamental - ou melhor, se sentir bonita é fundamental. No momento de maior fragilidade que já passei, eu precisava me reafirmar como a pessoa bonita que eu levei tanto tempo para reconhecer. Na verdade, esse revés me fez ter mais amor por mim, a ressaltar o que tenho de mais bonito fisicamente falando. Aliás, foi por causa do tumor que tomei coragem e fiquei loira!

***

Mas, ao contrário do que diz muita gente, ter câncer não transformou a minha vida milagrosamente. Continuo na luta para emagrecer, e não é simplesmente por um padrão: é porque não me reconheço nesse corpo. Me olho e vejo uma estátua africana de fertilidade... E a ironia é não me reconheço na imagem e menos no simbolismo: pareço uma deusa da fertilidade e nem quero ter filhos!



Então quero voltar a me reconhecer. A receita: dieta, balé, academia e corrida. Vamos ver qual será! Nunca vou ser magrinha, assim como a Paolla Oliveira: tenho coxa, bunda, quadril, peito. Sou negra e meu corpo não nega minha negritude. É assim que sou e me amo - ainda que sempre queira fazer uns ajustes, rs

3 comentários:

  1. Na minha cabeça sempre me vi magrinha.Quando falo que quero ser magra,não é por modinha,ou imposição da sociedade.É por não me aceitar nesse corpo redondo em que me encontro.Embora tenha perdido consideravelmente uns quilinhos ainda não me vejo plena e satisfeita com meu corpo.Aliás,sempre vai ter um probleminha e outro a ser "consertado",mais venhamos e convenhamos,entrar em uma loja e entrar numa calça jeans apertadinha sem ver aqueles famosos pneusinhos saltado pela lateral é muito melhor do que ver ela entalada nos joelhos,kkkkkkkkkk Esse texto era tudo o que eu precisava pra continuar minha saga aos 65 quilos.Obrigada :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Super útil lembrar que precisamos estar bem segundo nossos critérios, os essenciais. Não os que adquirimos por influência... Compartilhando no face para que outras amigas também se lembrem. Bjss

    ResponderExcluir

Adicione mais uma curva a esta estrada